Por dentro dos bastidores de um restaurante de sucesso: a importância do planejamento da cozinha.
No design inovador para receber os clientes do seu restaurante é uma das primeiras reflexões que vem a mente de um empreendedor. Conforto, bem-estar e satisfação é o que todo dono de restaurante deve se preocupar em proporcionar para o seu cliente, mas por trás de tudo isso, está uma área do estabelecimento que muitas vezes não é levada em tanta consideração por estar por trás das cortinas: a cozinha.
A cozinha é um dos espaços mais importantes para o restaurante, nela é executado o prato que será servido para o seu cliente e para que seja feito com excelência uma cozinha organizada e planejada estrategicamente pode ser a chave para menos espera e mais vindas do seu cliente ao seu estabelecimento.
A seguir selecionamentos algumas dicas do que não pode faltar para um bom planejamento:
Defina o “para que?”, “onde?” e “como?”
É muito importante pensar nas necessidades que você terá na hora de preparar os pratos do seu restaurante. Normalmente, toda a cozinha tem um esqueleto parecido com áreas de despensa, higienização, cocção e câmaras frias mas alguns tipos de restaurantes exigem áreas um pouco mais especificadas como uma pizzaria que necessita de áreas destinadas ao forno. Assim, é interessante pensar e colocar isso no papel para que seja definido um layout.
Os equipamentos
Cada restaurante possui uma exigência de equipamentos diferente da outro por isso é importante saber a necessidade e quantidade deles em sua cozinha para que pode se dimensionar cada setor do ambiente pensando na logística, funcionalidade e adequação.
A importância da Ergonomia
A Ergonomia é a ciência que estuda a relação do homem com o espaço que ele se relaciona. Assim, em uma cozinha esse é um fator que deve ser colocado com grande peso na balança pois com um bom plano ergonômico poupa diversos problemas de circulação e fluxo, bem-estar e agilidade do trabalho de quem está na cozinha. Assim, é de extrema importância se pensar na cozinha como uma das partes mais importantes, e mesmo que esteja muitas vezes nos bastidores atua de forma direta na percepção do cliente sobre o seu restaurante.